Vida Saudável

Dica da Gabi: apps para meditação guiada

Olá, pessoal!
Quem aí vive uma vida corrida, estressante e cansativa? Acho que, atualmente, quase todo mundo, né? E pra driblar o stress, o que vocês fazem? Eu gosto de arteterapia, musculação, dança, leitura, música e meditação. Isso mesmo, meditação! Soa estranho? Na sua mente vem logo aquela figura caricata na posição de lótus falando “ommmmmm” sem parar? Pois é, essa é a visão de muita gente, infelizmente. Um estereótipo criado que afasta muitas pessoas de uma atividade relaxante e transformadora.

Eu confesso que ainda não sei meditar sozinha, pois isso requer muita prática e autocontrole, mas para me ajudar nessa jornada eu gosto de usar alguns apps. E são eles que eu vou mostrar pra vocês agora.


1. Fabulous – Motivate me!

Foi por causa do Fabulous que eu comecei a meditar. Na verdade ele é um aplicativo de organização de rotina e desenvolvimento de hábitos através de algumas jornadas, e dentre os hábitos disponíveis está a meditação. O próprio app tem algumas meditações guiadas que são muito boas, mas como são poucas (apenas 4), em pouco tempo tive que procurar outras fontes.

Apresentação do app no Google Play

O Fabulous é realmente fabuloso. Em breve farei um post sobre meus apps de organização, e então falarei melhor dele. Mas posso dizer que esse app mudou minha vida pra melhor. É um app totalmente gratuito (uhul!), mas há um novo app pago dos mesmos criadores, o Fabulous Sphere, que parece ser muito bom. Mas como estudante pobre não tem condições de pagar mensalidade de app em dólar… É, deixa pra lá.

Meditações disponíveis no app

Ponto negativo: não possui tradução para o português. Eu particularmente prefiro meditar em inglês (vai entender a cabeça da gente…), mas pra quem não conhece a língua já não dá certo.

2. Zen – Meditações e Reflexões

App no Google Play

O Zen é o app que eu mais uso para meditação. Quem me indicou foi minha amiga Laura, e depois que baixei não parei mais de usar. Ele oferece meditações guiadas em inglês e em português, sendo as que eu mais uso as meditações para dormir, em português (eu gosto da voz da moça, hahaha). Infelizmente a maioria das meditações são pagas, mas as gratuitas são bem legais. Preste atenção no pequeno selo “Free” no lado direito superior de cada meditação gratuita.

Meditações gratuitas

Além disso, o aplicativo oferece reflexões diárias, sons relaxantes e um diário do humor.

Reflexões
Sons para relaxar
Diário do humor

Como se pode ver, algumas partes do app ainda estão em inglês, mas nada que comprometa seu funcionamento. Gosto bastante dele.

3. Stop, Breathe & Think: Meditate

App no Google Play

O legal desse app é que ele indica meditações guiadas de acordo com o estado da sua mente, do seu corpo e dos seus sentimentos. Ótimo para quando “bate a bad” ou o stress nos deixa irritadiços.

Página inicial do app

Pontos positivos: a maioria das meditações são gratuitas. Outra coisa interessante são os textos explicativos sobre meditação, muito esclarecedores.
Pontos negativos: o app é todo em inglês, sem tradução. Além disso, às vezes eu acho que os áudios são muito rápidos, sinto falta de uma fala mais lenta e pausada, que me relaxa mais. Mas depende da meditação e do objetivo também.

4. Calm – Meditate, Sleep, Relax

App no Google Play

O Calm é bem interessante também, mas eu usei bem menos que os outros, porque baixei há pouco tempo. A página inicial do app já é bem relaxante, com belas imagens e sons bem agradáveis.

Página inicial do app

Há 3 tipos de relaxamento no Calm: respiração (Breathe), meditação (Meditate) e histórias para dormir (Sleep).

Histórias para dormir

Sim, histórias! Por mais engraçado que pareça, funciona bastante, e lembra muito minha infância, quando minha mãe contava histórias para mim antes de dormir.

A parte de respiração é legal para momentos de stress.

Exercício de respiração

As meditações são muito boas, apesar de boa parte ser paga. Infelizmente, a parte de meditações diárias é paga, com exceção de um programa de 7 dias (provavelmente pra nós convencer a pagar pelo resto). Mas as gratuitas são bem relaxantes.

Programas de meditação diária

Ponto negativo: o app também é todo em inglês.
Bom, pessoal, esses são os meus queridinhos de todos os dias. E vocês? Conhecem algum app para indicar? Já usaram algum destes?

Abraço!
Nota: não sei quanto à existência desses aplicativos para iOS e Windows Phone. O meu é Android, como podem ver.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s