Variedades

Qual a minha marca no mundo?

Hoje estou pensativa.

Depois de ler o livro “O Homem de São Petersburgo”, do Ken Follett (veja resenha aqui), estou pensando em todas as pessoas de quem um dia já fui próxima, mas por imaturidade ou diversos outros motivos me afastei. Não sei, às vezes a gente pensa em como as coisas poderiam ser diferentes, né? Amigos poderiam não trair, pessoas poderiam não se afastar nunca, poderiam não se mudar para tão longe… A vida tem dessas.

E às vezes essa vida, tão cruel em nos afastar das pessoas, também as joga de volta no acaso, para que nos encontremos novamente. Não sei se é uma tentativa de nos fazer consertar o que não ficou resolvido no passado, ou se é só o acaso mesmo. Eu acredito que seja o acaso, mas… Bem, é complicado.

Não estou falando de nenhum caso específico, pois são tantas idas e vindas que já vivi, que não posso dizer que o que sinto é devido a um determinado acontecimento. O fato é que o livro do Follett despertou em mim essa dúvida: o que essas pessoas que se afastaram estão pensando? O que estão sentindo? O que estão fazendo? Será que somos responsáveis por algo de bom ou de ruim que lhes aconteceu?

Dessa vida não se leva nada, dizem. Não importa a quantia que você tem no banco, quantos seguidores nas redes sociais, as roupas que você usa. O que importa é a mensagem que você deixa no mundo, a diferença que faz na vida das pessoas. Eu não quero ser lembrada por ter, e sim por ser. Eu quero ser amiga, quero ser fiel, quero ser presente, quero ser feliz. Quero tornar felizes as vidas das pessoas que amo.

Eu quero escrever e fazer minhas ideias e meus sentimentos serem lidos em todo o mundo. Quero ser lembrada não pela minha fama ou riqueza, mas pela diferença que eu faço na vida das pessoas, sejam elas próximas ou não. Quero que, até mesmo aqueles que se foram, sintam que eu fui importante em algum momento.

A plenitude do ser é, ao meu ver, provocar um sorriso em alguém.

Deixe um comentário

